Fale conosco
Marcar consulta
O especialista nessa área da ortopedia é especializado para reconstruir os danos que podem ocorrer no osso ou articulação a partir de tumores, sendo o responsável pelo diagnóstico e tratamento que visa preservar o osso acometido pela doença.
A ortopedia oncológica é um ramo da medicina especializada em câncer ósseo.
De forma geral, os tumores são estruturas geradas a partir do crescimento desordenado de células nas diferentes partes do corpo, essa disfunção também acontece com os ossos.
O câncer ósseo é secundário, primeiramente, acomete algum órgão para depois se espalhar para o esqueleto. Dor nos ossos constante e aumento de volume na região afetada são sintomas comuns em caso deste tipo câncer.
Os tumores podem se formar nos ossos resultando nos Tumores Ósseos Benignos e Tumores Ósseos Malignos.
A maior incidência de tumores ósseos, tanto malignos quanto benignos, são em crianças a partir de 1 ano e jovens de até 20 anos.
Os sintomas mais comuns são dores constantes e graduais, seguidas de inchaços, contudo em sua fase inicial, o diagnóstico, principalmente em crianças, pode ser confundido com lesões, devido ao alto nível de atividades físicas.
O diagnóstico precoce e a consulta ao oncologista ortopédico é fundamental para aumentar as chances de cura e preservação dos membros afetados, diminuindo assim, as necessidades de amputações.
Para um diagnóstico correto o paciente é submetido aos seguintes exames, radiografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, cintilografia óssea, tomografia por emissão de pósitrons.
Os procedimentos realizados pelos Ortopedistas Oncológicos incluem a remoção de tumores benignos e malignos envolvendo o sistema musculoesquelético, incluindo tumores ósseos, tumores de tecidos moles e tumores de cartilagem.
As cirurgias englobam a remoção de tumores malignos e benignos no sistema músculo-esquelético.
A dor é o sintoma mais frequente.
A dor é o sintoma mais frequente.
A dor é o sintoma mais frequente.
A dor é o sintoma mais frequente.