Fale conosco
Marcar consulta
O especialista nessa área da ortopedia é responsável por pevenir e tratar lesões que podem acometer pela prática de atividades esportivas em atletas profissionais e amadores.
A Ortopedia Esportiva é a área da medicina ortopédica que se dedica no tratamento de patologias relacionadas ao esporte.
Por mais que a condição física do atleta seja excelente e ele tenha ótimos resultados, ele não está isento de sofrer com fraturas, lesões, desgastes, luxações e outros problemas que envolve as regiões de ligamentos do corpo como ombro, joelho e tornozelo.
De todas as lesões relacionadas ao esporte, as lesões musculares são comuns e estão entre as causas mais frequentes da Traumatologia Esportiva.
A prática esportiva é uma forte aliada da boa manutenção da saúde geral, além de ser um elemento chave para prevenção e tratamento de diversas doenças, também é necessária para corrigir problemas posturais e desgastes ósseos.
Ao sentir qualquer dor causada pela prática de esportes você deve procurar um ortopedista esportivo, ele é o profissional mais capacitado para fazer os exames necessários para o diagnóstico e realizar o tratamento adequado para cada caso
Lesões esportivas podem ocorrer durante a participação em esportes organizados, competições, sessões de treinamentos ou atividades físicas.
Existem várias possibilidades para o surgimento dessas lesões. Entre as principais estão os longos períodos de afastamento do esporte, as reincidências de lesões anteriores, perda de rendimento esportivo e o mau preparo para a prática de exercícios físicos.
Uma lesão esportiva pode ser definida como “danos aos tecidos do corpo que ocorre como resultado da prática de esporte ou exercício”.
O risco de lesão aumenta quando ocorre excesso de treinamento, a falta de condicionamento físico para realizar uma certa atividade e também pela falta aquecimento antes de se exercitar ou práticar algum esporte.
A prática de esportes de alto risco, como: futebol, basquete, vôlei, esqui e tênis, são comuns causas de lesões e resultam de trauma agudo ou estresse repetitivo associado a atividades atléticas, podendo afetar ossos, tecidos moles (ligamentos, músculos e tendões) ou outros órgãos como o coração, pulmões e olhos.
A dor é o sintoma mais frequente.
A dor é o sintoma mais frequente.
A dor é o sintoma mais frequente.
A dor é o sintoma mais frequente.