Real Hospital Português, Paissandu e Boa Viagem


Ortopedia Coluna

O médico especialista em coluna, tem como objetivo o diagnóstico das lesões e deformidades das articulações, discos, musculatura e ossos de toda coluna vertebral e também de alterações biomecânicas e desvios posturais.

Algumas das lesões da coluna são:

Escoliose: alteração no alinhamento da coluna vertebral, que pode vir acompanhada de rotação das vértebras, causando deformidades em diversos pontos da coluna.

Hérnia discal cervical: acontece quando o disco intervertebral que fica na região do pescoço se rompe, e resulta em uma compressão das raízes cervicais, causando dor e dificuldades de movimentos no pescoço e dos braços.

Lombalgia (dor lombar): são as dores que sentidas na região lombar, decorrente de problemas como má postura, inflamação, hérnia de disco ou outra anormalidade.

Cervicalgia: motivo de dor e rigidez no pescoço, podendo irradiar para outros membros e pode ter causa simples como movimentos bruscos e esforços ou pode ser acometida por algum problema de saúde.

Desvios Posturais: caracterizado quando a coluna apresenta alguma alteração anormal nas curvas ou exagero das já existentes. A lordose e hiperlordose são exemplos de desvios posturais.

Tumor na coluna: pode ser tumores benignos ou malignos localizados dentro ou ao redor da medula espinhal ou coluna vertebral, que causa dores e fraquezas no movimento.

Artrose na coluna lombar: é uma doença degenerativa que causa danos a articulação vertebral, podendo ser decorrente do avanço da idade, movimentos repetitivos traumas e outros fatores.

Cirurgias realizadas na coluna

Artroplastia cervical: procedimento cirúrgico indicado no tratamento de hérnia discal cervical, substituindo três discos por prótese de metal e polietileno de alta densidade.

Rizotomia percutânea por radiofrequência: procedimento realizado para o tratamento de dores na articulação da coluna através de agulhas colocadas sobre os pontos afetados, que recebem onda magnéticas de radiofrequência.

Cirurgia de escoliose: serve para corrigir a curvatura da coluna através da implementação de hastes de metal com ganchos e parafusos visando fixar os ossos no local correto.

Cifoplastia: procedimento para tratar dores causadas por compressão na coluna vertebral e osteoporose, neste procedimento são inseridos dois balões através de pequenas perfurações no osso e são inflados com um liquido especifico, depois esses balões são retirados e os espaços são preenchidos com uma espécie de cimento ortopédico.