Fale conosco
Marcar consulta
O especialista nessa área da ortopedia se dedica a diagnosticar e tratar as patologias que podem acometer a região do joelho.
O joelho é uma articulação complexa, composto por: ossos, meniscos, ligamentos e músculos e é formada pela união de três ossos, sendo, dois longos, fêmur e tíbia e, um sesamóide, a patela.
Ortopedistas dessa área, além de cuidarem de patologias relacionadas ao joelho, também são responsáveis pela prótese do joelho – um revestimento artificial colocado na superfície da articulação, onde ocorre um desgaste da cartilagem.
As dores nos joelhos podem estar diretamente ligadas a doenças, condições hereditárias e traumas que muitas vezes são causados pela prática de exercícios físicos e esportes.
A função biomecânica do joelho está sujeita a uma série de traumas e desequilíbrios, que exigem tratamento especializado.
Os problemas de lesões de joelho são frequentes motivos de atendimento, tanto nas emergencias quanto no consultórios. As lesões são variadas, podendo comprometer a parte óssea ou mesmo cartilaginosa.
Artrose, também denominada como osteoartrite, é uma degeneração da cartilagem que protege os ossos do joelho, causando inflamação degenerativa nas articulações da região. Com o desgaste gerado pela artrose, o dano também se estende aos ligamentos e às articulações causando dor, inchaço e rigidez, que acaba ‘travando’ as articulações.
A tendinite é a inflamação que ocorre no tendão da patela causando dor e inchaço. Sendo essa patologia muito comum entre praticantes de esportes de corrida ou saltos.
É também conhecida como joelho do corredor, uma doença inflamatória do joelho de atletas muito comum em corredores e ciclistas. A constante fricção do trato iliotibial contra o condigo femoral lateral pode causar inflamação e dor no joelho.
Pode ter causa traumática ou degenerativa. As causas traumáticas ocorrem normalmente durante atividades esportivas, já as causas degenerativas estão relacionadas ao desgaste natural da estrutura óssea, por isso, são comuns em pacientes com mais idade.
Lesão do ligamento cruzado anterior, lesão do ligamento cruzado posterior e lesão do ligamento colateral medial (LCA, LCP, LCM) , acontecem quando há um estiramento ou uma ruptura das fibras dos ligamentos, gerando instabilidade, que causam dor, inchaço e oscilação do joelho.
Procedimento menos invasivo, possibilitando que cirurgias com grandes incisões possam ser feitas com pequenos cortes e menores complicações, onde se insere uma pequena câmera e ferramentas por pequenas incisões, proporcionando a restauração e livrando o paciente da dor.
Neste tipo de cirurgia o ortopedista especialista em joelho realiza a colocação de prótese de joelho, substituindo as superfícies dos ossos do joelho.
A dor é o sintoma mais frequente.
A dor é o sintoma mais frequente.
A dor é o sintoma mais frequente.
A dor é o sintoma mais frequente.