Real Hospital Português, Paissandu e Boa Viagem


Ortopedia Oncologica

A ortopedia oncológica é um ramo da medicina especializada em câncer ósseo. O ortopedista oncológico é o responsável pelo diagnóstico e tratamento que visa poupar o osso afetado.

A maior incidência de tumores ósseos, tanto malignos quanto benignos, são em crianças a partir de 1 ano e jovens de até 20 anos. Os sintomas mais comuns são dores constantes e graduais, seguidas de inchaços, contudo em sua fase inicial, o diagnóstico, principalmente em crianças, pode ser confundido com lesões, devido ao alto nível de atividades físicas.

O diagnóstico precoce e a consulta ao oncologista ortopédico é fundamental para aumentar as chances de cura e preservação dos membros afetados, diminuindo assim, as necessidades de amputações.

Para um diagnóstico correto o paciente é submetido aos seguintes exames, radiografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, cintilografia óssea, tomografia por emissão de pósitrons.

Os procedimentos realizados pelos Ortopedistas Oncológicos incluem a remoção de tumores benignos e malignos envolvendo o sistema musculoesquelético, incluindo tumores ósseos, tumores de tecidos moles e tumores de cartilagem.