Real Hospital Português, Paissandu e Boa Viagem


Ortopedia Ombro e Cotovelo

O ortopedista especialista nessas áreas, se dedica a diagnosticar e tratar as patologias que podem acometer a região do ombro ou cotovelo. Os problemas nas articulações do ombro e cotovelo são comuns e podem estar relacionados à pratica de atividades físicas, ou atividades diárias realizadas em casa ou no trabalho.

Tendinite calcária

A tendinite calcária é uma forma grave e agressiva de tendinite e ocorre quando o organismo deposita cálcio nas áreas do tendão que está debilitado no intuito de repará-las, porém o acumulo desse cálcio gera essa patologia, causando inflamações e dores fortes. As dores podem ocorrer de forma lenta e gradual ocasionando dor leve e moderada como a tendinite comum, além de dor intensa, rigidez, encolhimento, endurecimento ou fraqueza da articulação acometida.

O tratamento depende dos sintomas e da fase de calcificação do tendão, envolvendo tratamentos tradicionais como o uso de anti-inflamatórios e de fisioterapia, quando esses não funcionam a cirurgia por artroscópia é a solução eficiente.

Através de uma câmera inserida por uma pequena incisão é feita a raspagem do local calcificado, essa cirurgia traz excelentes resultados ao paciente.

Lesão do Manguito Rotador

O manguito é uma estrutura localizada no ombro e composta por músculos e tendões, essa lesão se trata de uma danificação ou inflamação das partes que compõe essa estrutura, causando dor, fraqueza e limitando os movimentos do ombro.

Além da dor intensa, fraqueza e rigidez, o paciente pode se queixar de dificuldades para dormir, sensibilidade e dores que se estendem para o braço e pescoço. O tratamento depende do histórico de cada paciente, em casos mais graves pode ser preciso o uso de injeções ou de cirurgias, há diferentes tipos de cirurgias para o tratamento dessa patologia.

A recomendação cirúrgica vai depender da severidade da lesão e da necessidade de remover ou substituir alguma estrutura, as opções de intervenção cirúrgica são reparo aberto, artroscópica ou reparo por mini incisão.

Luxação no ombro

Ocorre quando o úmero e a escápula, dois dos três ossos que compõem a articulação do ombro se desconectam e resultam no deslocamento do ombro, causando dores e limitando os movimentos da região.

Após o diagnóstico médico é feita a redução do ombro, procedimento para colocar o ombro no lugar, esse procedimento só deve ser feito por um especialista, que em seguida fará outro exame de radiografia para confirmar se a redução foi feita de forma correta e eficiente.

Dependendo da gravidade do deslocamento o tratamento pode ir de imobilização a sessões de fisioterapia, podendo chegar a uma cirurgia, que pode ser feita por via artroscópica, um método menos invasivo onde se realiza 3 a 4 pequenos furos, ou por via aberta, já essa é um pouco mais invasiva, chamada de cirurgia de Bristow ou Latarjet.

Ao perceber que o seu ombro deslocou, improvise uma tipoia para mobilizar a articulação e procure um dos nossos médicos ortopedistas especialistas em ombro.

Algumas cirurgias realizadas

Artroscopia

Procedimento menos invasivo, possibilitando que cirurgias com grandes incisões possam ser feitas com pequenos cortes e menores complicações, onde se insere uma pequena câmera e ferramentas por pequenas incisões, proporcionando a restauração e livrando o paciente da dor.

Cirurgia aberta

Neste tipo de cirurgia o ortopedista especialista em ombro e cotovelo realiza uma incisão maior para fixar o tendão danificado do osso.