Real Hospital Português, Paissandu e Boa Viagem


Ortopedia Mão

O ortopedista especialista em mão e punho, é responsável pelo diagnóstico e o tratamento de lesões traumáticas da mão além de corrigir deformidades congênitas ou adquiridas nas mãos.

Síndrome do túnel do carpo: É uma neuropatia resultante da compressão do nervo mediano no canal do carpo, estrutura que se localiza entre a mão e o antebraço, a principal causa dessa síndrome é a lesão do esforço repetitivo, provocada por movimentos repetitivos como digitar ou tocar instrumentos, além de causas traumáticas, inflamatórias, hormonais e medicamentos, tumores estão entre as possíveis causa dessa síndrome.

Tenossinovites da mão e punho (tendinite de Quervain): São termos que descrevem um distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho associado aos movimentos repetitivos do punho e polegar, exercícios excessivos e posturas inadequadas, que ocasionam tensão nos tendões.

Deformidades congênitas

Gigantismo: É o aumento de um ou mais dedos, podendo acontecer isoladamente ou como parte de uma síndrome congênita.

Polegar em gatilho: O polegar e o anular são os mais acometidos, seguindo ao dedo longo, indicador e mínimo.

Sindactilia: É uma malformação embriológica extremamente rara que acomete os dedos, consiste na fusão entre dois ou mais dedos das mãos ou pés.

Moléstia de Dupuytren: É uma doença hereditária comum onde um ou mais dedos se contraem, isto é, ficam dobradas para dentro da palma da mão. A causa dessa contração permanece ainda desconhecida.

Ferimentos corto-contusos de nervos – tendões: As lesões abertas por cortes ou traumatismos – ferimentos cortantes, corto-contusos, lacerações ou esmagamentos – podem acometer os tendões e causar perda da função.

Cirurgias realizadas na mão ou punho

Sutura dos tendões: Consiste na sutura dos topos tendinosos que pode ser realizada através de várias técnicas.

Artroscopia de mão e punho: Ferramenta poderosa que faz parte da rotina cirúrgica do ortopedista, tanto no diagnóstico quanto no tratamento de diversas lesões no punho e na mão, além de ser um procedimento minimamente invasivo.

Descompressão do túnel de carpo: técnica endoscópica minimamente invasiva a cirurgia convencional da síndrome do túnel do carpo.

Osteossíntese das fraturas da mão: Tem como objetivo restabelecer o alinhamento anormal do osso, e manter esse alinhamento até a reparação da fratura permitindo corrigir algumas lesões das partes moles, em especial vasos sanguíneos que possam ser rompidos.